Boipeba – natureza, tranquilidade e férias!
O Arquipélago de Cairu é formado por Boipeba, Cairu e Tinharé, que são as maiores das trinta ilhas que o compõe. O arquipélago fica localizado na costa atlântica do estado da Bahia, Brasil.
No início do Século XVI (a partir de 1501), alguns colonos portugueses, à procura de um bom lugar com terras inexploradas, após pesquisa optaram por se acomodar às margens do Canal de Tinharé, onde se viram diante de uma grande nação de índios Tupy. Este lugar, chamado pelos índios de Cairu (“Casa do Sol”), é um dos locais mais antigos do Brasil.
A Ilha de Boipeba, que é separada da Ilha de Tinharé pelo Rio do Inferno, tem em seu território os povoados de São Sebastião (Cova de Onça), Moreré, Velha Boipeba e Monte Alegre, e a população é de cerca de 4.000 habitantes.
Em 1565 surge Velha Boipeba, fundada por colonos que fugiam dos índios Aimoré que os atacavam. A palavra Boipeba é de origem Tupy, e significa “cobra chata” (denominação indígena da tartaruga marinha).
Possuindo uma vegetação oriunda da Mata Atlântica, a Ilha de Boipeba apresenta árvores frutíferas nativas, várias espécies de palmeiras, restingas, maravilhosos recifes de corais e uma das maiores reservas de mangue do Brasil.
A Igreja do Divino Espírito Santo até hoje encontra-se erguida. A Vila de Boipeba também apresenta aos turistas ruas que chegam a mais de 300 anos de idade, entre outras atividades como caminhadas diversas e trilhas para os mais variados tipos de viajantes.
Confira matéria no Site do Jornal A TARDE (Boipeba é eleita a 2ª melhor Ilha da América do Sul)
Tags:Boipeba, Ilha de Tinharé